« Ouça aqui o jingle da JCI

História

  • Origem da JCI

    A origem da JCI vem de uma data muito remota, como a do ano de 1910 na cidade de St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos da América. Um jovem de nome Henry Giessenbier e seus amigos fundaram o “Herculaneum Dance Club” com o principal objetivo de preservar os estilos conservadores de baile. Cinco anos depois, em 1915, o Coronel H. N. Morgan, que era um proeminente cidadão de St. Louis, inspirou aos membros do Clube de Baile a desempenhar um papel mais ativo nas questões de natureza cívica. Giessenbier e outros 32 jovens formavam a “Young Men's Progressive Civic Association” - YMPCA - (Associação Cívica de Jovens Progressistas) em 13 de outubro de 1915. Em menos de cinco meses a organização cresceu até 750 membros.

  • O nascimento da JCI

    No ano seguinte, 1916, produziu-se outra mudança de nome, quando a YMPCA se converteu em “Junior Citizens“, comumente chamada de “JCs”.

  • Expansão Internacional

    A história internacional da Organização Júnior começou em 1923, quando a “Winnipeg Board of Trade” (Junta de Comércio de Winnipeg) converteu-se na primeira Câmara Júnior fora dos Estados Unidos. Em 1928, a idéia de um organismo Internacional cruzou o Atlântico e chegou à Inglaterra.

    Durante os Jogos Olímpicos de 1932, em Los Angeles, a JCI dos Estados Unidos entrou em contato com 42 nações com a idéia de formar um Conselho Executivo Internacional da Câmara Júnior de Comércio. Quando 26 países responderam favoravelmente, organizou-se o Conselho Executivo internacional. Este Conselho esteve em vigor por muito pouco tempo e deixou de existir em 1935. No entanto, a idéia não morreu.

    Cinco anos mais tarde a JCI dos Estados Unidos aprovou uma resolução respaldando o programa para favorecer os interesses mútuos entre os países da América Central e América do Sul. Isto conduziu ao estabelecimento de Câmaras Júnior na Cidade do México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá em 1943. A realização de Jaycees International estava a caminho.

    Em 1944, a primeira conferência interamericana foi celebrada na cidade do México. Raul Garcia Vidal, do México, foi seu primeiro presidente eleito. Os países que formaram a JCI em 1944 foram: Costa Rica, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua e Panamá.

    A Organização Júnior continua mudando segundo o tempo passa. De um pequeno começo em St. Louis, o espírito e os objetivos da JCI chegam hoje a quase todas as nações do mundo livre.

  • Sede Mundial

    A Sede Mundial, estabelecida em 1951, esteve situada em Coral Gables, Flórida, EUA, de 1969 até março de 2002, quando foi transferida para St. Louis, Missouri, EUA, mesma cidade onde a JCI foi fundada em 1918. Uma equipe de profissionais oferece serviços em quatro idiomas.

  • Sede Nacional

    A Sede Nacional, que antigamente fora itinerante, esteve, posteriormente, durante anos estabelecida na cidade de Cascavel-PR, quando no ano de 2006 foi transferida para Curitiba-PR e ali permanecendo ate os dias de hoje, sendo que, em 2009, após acordo firmado com a FIEP-Federação das Industrias do Estado do Paraná foi transferida para as dependências do CIETEP-Centro de empreendedorismo, tecnologia e educacão do Paraná.

  • Dados Atuais

    A Junior Chamber International está presente nos 5 continentes e possui mais de 200.000 membros afiliados em cerca de 5.000 localidades de 115 países e territórios.

    A JCI Brasil encontra-se hoje no patamar de 2º maior JCI das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos da América, berço desta organização.

Newsletter:
  • Jci
  • Facebook
  • Youtube
  • Twitter
  • RSS
adm@jci.org.br

+55 (41) 98516-5830

Mapa do site Webmail

Copyright © 2017 - JCI Brasil - Área Local